quinta-feira, 10 de outubro de 2019

O futuro do livro didático no mundo digital

Os livros didáticos sempre foram um recurso fundamental para a aprendizagem na escola e na universidade. A experiência dos estudantes de hoje, porém, começa a se modificar. Com milhares de conteúdos online gratuitos na internet, o avanço das metodologias ativas de ensino e o aumento do acesso à rede, cabe a pergunta: ainda precisamos de livros didáticos?
É claro que sim, mas tanto o formato como o papel desses livros está se modificando.
As editoras têm lançado plataformas digitais para estudantes e professores e também começaram a enriquecer os livros com recursos como vídeos, áudios ou simulações.
Os novos livros didáticos e seus objetos de aprendizagem caem como uma luva para as metodologias ativas - como sala de aula invertida ou PBL (problem based learning), por exemplo. Meio caminho andado para que o professor não precise gastar tempo da aula com longas exposições de conteúdos e torne a aula mais dinâmica, esclarecendo dúvidas, motivando os estudantes a resolver desafios e estudos de caso, e acompanhando, de forma mais personalizada a sua evolução e suas necessidades individuais de aprendizagem.


Por Andrea Ramal.

Segue abaixo, link da reportagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário