O termo está recheado de sentidos mas podemos compreender a cibercultura como a forma sociocultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônica que surgiram com a convergência das telecomunicações com a informática na década de 70.
A cibercultura é a cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais.
Vivemos a cibercultura. A cibercultura representa a cultura contemporâneas sendo consequência direta da evolução da cultura técnica moderna.
Não podemos compreender a cibercultura sem uma perspectiva histórica, sem compreendermos os diversos desdobramentos sociais, históricos, econômicos, culturais, cognitivos e ecológicos da relação do homem com a técnica.
A cibercultura nos coloca diante de problemas linguísticos e conceituais. O que significa uma “Home Page”?, e a interface chamada de “desktop”?, as redes telemáticas, constituem o que chamamos de ciberespaço, mas trata-se mesmo de um espaço?
As práticas comunicacionais da cibercultura são inúmeras e algumas verdadeiramente inéditas. Dentre elas podemos elencar a utilização do e-mail que revolucionou a prática de correspondências pessoais para lazer ou trabalho, os chats com suas diversas salas onde a conversação se dá sem oralidade ou presença física, jogos (tipo role playing games) onde usuários criam mundos e os compartilham com usuários espalhados pelo mundo em tempo real, as lans house, os weblogs e as novas formas jornalísticas. Sem falar nas formas tradicionais de comunicação que são ampliadas, transformadas e reconfiguradas com o advento da cibercultura, a exemplo do jornalismo online, das rádios online, das TVs online, das revistas e diversos sites de informação espalhados pelo mundo.
Como vimos, as novas ferramentas de comunicação geram efetivamente novas formas de relacionamento social. A cibercultura é recheada de novas maneiras de se relacionar com o outro e com o mundo. Não se trata de substituição de formas estabelecidas de relação social (face a face, telefone, correio, espaço público físico), mas do surgimento de novas relações mediadas.
Autor: André Lemos.
Desktop é uma palavra da língua inglesa que designa o ambiente principal do computador.
Home page é a página de apresentação inicial de um sítio eletrônico. (Comparada a capa de revista)
Ciberespaço é o espaço das comunicações por redes de computação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário