Ao analisar o movimento de professores em blogs, vale a pena lembrar que eles, de inicio, não foram criados para a educação.
Os blogs foram sendo construídos de acordo com uma série de necessidades, como, por exemplo, manter o registro de certos processos na web, porém, seus usuários foram adaptando os blogs às suas necessidades. Hoje em dia, encontramos diversos projetos com blogs, inclusive na educação.
Os blogs dão espaço para algumas formas de expressão da linguagem, com bastante destaque para a escrita, tanto na forma de processo quanto na forma de produto, ou seja, nos blogs, encontramos um espaço para um certo “diálogo”, possibilitando a construção de novas reflexões.
Por muito tempo, o leitor foi visto como um mero consumidor. Com o avanço da internet, muitas informações foram sendo construídas e disponibilizadas, possibilitando a mudança desse ponto de vista. Os blogs tiveram um papel importante nesse avanço, desde o momento que disponibilizam, muitas vezes gratuitamente, a possibilidade de que pessoas exponham suas palavras publicamente, passando de consumidor passivo para autor, de receptor para também emissor.
Isto tudo contribui para a nova relação com o saber, já que essa possibilidade de autoria permite que um número cada vez maior de pessoas possa escrever e tornar público o que pensa, afinal, tanto quem escreve quanto quem comenta é livre para escrever o que quiser.
Existem alguns professores que alimentam vários blogs, cada um com uma pretensão diferente, o que demonstra as diferentes articulações dos blogs com a prática pedagógica. Os blogs possibilitam e potencializam tais movimentos, de forma inacabada e sempre aberta a novas formas de expressão, dando espaço para que a reflexão de professores passe a ser entre professores.
Utilizar blogs significa formular idéias, discutir, estar aberto a críticas, expor seu pensamento e se expor. Vai além de consumir informação, é produzir conhecimento contextualizado, é sair de uma postura passiva para atuar na sua formação e em todo o contexto que envolve os professores e os processos educacionais.
Autoras: Adriane Lizbehd Halmann; Maria Helena Silveira Bonilla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário