Ao longo da história da humanidade, os avanços tecnológicos sempre foram responsáveis por transformações nos mais diversos campos de atividades. Hoje, o desenvolvimento informacional e técnico está modificando a sociedade sob diversos ângulos, e a educação não poderia ficar alienada neste processo.
Para melhor visualizarmos os impactos das tecnologias na cultura contemporânea devemos dirigir nosso olhar para a educação como um processo complexo, inacabado e em permanente evolução.
Como conhecimento é visto como uma construção social, o processo educativo via ciberespaço é favorecido pela participação social em um ambiente que propicia a colaboração, a avaliação e o acesso a infinitos saberes universais, não totalizáveis e ricos em possibilidades que propiciam uma visão mais ampla do objeto de estudo, amplificando, assim, a aprendizagem individual.
Acredita-se que esse tema deve ser refletido pelos educadores, uma vez que a inserção das tecnologias na sociedade contemporânea já é uma realidade imposta e que vai além das formas tradicionais e estáticas de produção de conhecimento.
Segue abaixo, link da reportagem:
Muito interessante a reportagem compartilhada aqui!
ResponderExcluirDe acordo com o exposto, as tecnologias de informação e comunicação permitiram novas formas de interação, ampliando as possibilidades de aprendizagem nos ambientes virtuais. Entretanto,penso que o acesso ampliado, o volume e a velocidade de veiculação das informações, na atualidade, podem ser associados ao consumo desenfreado de informações, sem produção efetiva de conhecimento. Os sujeitos da aprendizagem, hoje, são potencialmente produtores de conhecimento a medida em que a informação torna-se mais acessível. Mas, como a própria reportagem salienta, há uma diferença entre informação e conhecimento. Acredito, então, que este é um dos desafios da Educação no contexto da cibercultura.
Muito interessante a reportagem! É assustador, porém interessante ver como a cultura se molda através da internet, de como a sociedade e até a forma de pensar em diversos grupos se tornou mais diversificada. Abordar a educação é sempre importante porque é um alicerce claro de conhecimento, então incorporar tecnologia na educação é importante, principalmente para os estudantes e jovens que são o futuro, saberem como utilizar essa ferramenta e poder aplicá-la da melhor forma possível!
ResponderExcluirAcredito que no espaço escolar, os docentes precisam se apropriar dessas tecnologias e mediar essa interação dos estudantes. É uma realidade para as crianças e adolescentes,faz parte do contexto social delas. A grande questão é como achar um meio termo de utilizar essas novas tecnologias nas escolas de forma adequada e que contribuam com o processo de aprendizagem dos estudantes.
ResponderExcluirMeu blog:
https://feedpedagogico.blogspot.com/